quarta-feira, 11 de junho de 2014

Brises

A maioria das pessoas não sabem o que é, ou nunca ouviram falar. Brise significa "Quebra - Sol", que vem da palavra francesa brise-soleil. Normalmente são feitos de madeira, concreto, plástico ou metal; e são instalados horizontalmente ou verticalmente diante de fachadas de casas ou edifícios, para impedir a ação do sol sem perder a ventilação. Utilizados em construções que necessitam de um aproveitamento da iluminação natural, e bloqueio do ofuscamento causados pelos raios solares; os brises atualmente estão em toda a parte, por universidades, hospitais, shoppings e centros comerciais.
Além de serem muito útil, servem como um elemento de decoração para uma linda fachada.




 
 
 
 

Mas como posicionar os brises de forma correta para ter um bom conforto térmico?
Para posicionar os brises de forma correta, deve-se ter um estudo em cima da localização da casa, com relação as fases do sol durante o dia. Na maior parte do Brasil, durante o dia acontece da seguinte forma:
As fachadas localizadas no leste e oeste, recebem raios solares na parte da manhã; com isso é indicado brises com aletas verticais.
As fachadas localizadas ao norte, recebem sol durante todo o dia; com isso é indicado para este caso, brises horizontais.
Já as fachadas localizadas ao sul, dificilmente recebem muitos raios solares, normalmente no começo da manhã e final de tarde; por esta razão, brises móveis são os mais indicados.


 
Veja este exemplo abaixo:
 



Nesta imagem abaixo, podemos perceber o horário que esta foto foi tirada, mais ou menos entre as 12:00hrs e as 12:30hrs, horário que o sol está bem acima de nossas cabeças; e que os raios solares são impedidos pelos brises localizados de forma horizontal neste corredor externo da casa. Se eles não estivessem ali, certamente este local estaria coberto por ráios ofuscando a linda vista da piscina.
Percebeu como são importantes os brises?!


Brise vegetal
Há ainda, os brises vegetais. Basicamente, é um jardim vertical, normalmente composto por trepadeiras, passivel de ser instalado em prédios de altura ilimitada ou pré-existentes, e que fazem a mesma função de um brise artificial: impedir a ação do sol. Sem contar que ficam lindos!





Independente do tipo de brise que você utilizará, elas precisam sim de manutenção, para que sua funcionalidade, material e estrutura estejam sempre intactos. Esta atividade pode ser simples, por conta do material que será utilizado, porém é de suma importância que antes da instalação elas sejam projetadas ao alcance das pessoas que irão executar a manutenção.
E com isso, termino o post de hoje!
Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre as técnicas de arquitetura e design de interiores, para obter soluções, onde há problemas!
Grande beiijo!
Gabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário